rock-banda

Marketing digital para banda Parte 1

Parte 1rock-banda

A nova era digital cada vez mais cria padrões, tendências e influencia comportamentos e maneiras de consumir uma boa música. Cada vez mais os músicos se adaptam à mudanças, recorrem a gravadoras e produtoras independentes, divulgam seus trabalhos nas redes sociais e via streaming.

Com a facilidade de acesso a internet e principalmente as redes sociais, o artista se tornou bem mais acessível do que nos anos 90, por exemplo, pois naquela época para se ter notícias do seu ídolo era necessário ir até uma banca de jornal e comprar revistas, posteres e aguardar meses para uma nova edição, hoje, com essa nova era, e com o marketing digital, essa relação se tornou bem mais íntima. O artista hoje em dia pode contar com inúmeras estratégias, ferramentas e Apps para divulgação e interação.

No entanto, é necessário que o artista também saiba utilizar essas “facilidades” e não acabar acontecendo o efeito contrário. Trabalhar a imagem de uma banda, consiste basicamente em adaptar estratégias de marketing digital para a música, obviamente respeitando o estilo, conteúdo e canais de divulgação para otimizar a relação direct-to-fans.

Separamos algumas etapas, que serão distribuídas em três partes, sobre como potencializar uma campanha de marketing e identidade visual para sua banda.

Primeiramente, para colocar em prática sua estratégia, você precisa antes de tudo definir o que deseja e quais são os objetivos da sua banda:

Promover diretamente a música por meio dos fãs (redes sociais).
Comercializar a música diretamente com o público via streaming.
Canais de divulgação (YouTube, Spotify, YouTube, SoundCloud, Twitter e Facebook).

Disponibilizar dados, informações relevantes para preparar uma boa estratégia de relacionamento com os fãs.

A importância da fotografia e conteúdo no marketing digital de uma banda

unificados-selfie

O conteúdo pode ser feito de diversas formas, seja publicando artigos, curiosidades ou pensamentos dos próprios músicos.

A fotografia pode ser divida em algumas categorias
Fotos de shows- momentos marcantes, mostrar a banda em ação.
Entrevistas – Mostrar os músicos com a imprensa, deixando o público curioso sobre as novidades, etc.
Ensaios- Não existe nada melhor para os fãs do que ver sua banda favorita ensaiando ou em um momento de descontração, mostrando para o público que eles são pessoas comuns assim como eles.
Backstage – Outra excelente oportunidade de mostrar a banda no momento pós-show, descontração no camarim e outros momentos preciosos e raros que só um backstage pode proporcionar.

Vale ressaltar que uma foto compartilhada atinge um público muito maior do que uma curtida ou um comentário, por isso foque em conteúdos propícios de serem compartilhados.

DEIXE UM COMENTÁRIO